A Volta do HeroQuest

E aí, cambada! Guilherme aqui.

Viva a nostalgia!

Lembra-se do HeroQuest? Ele foi lançado aqui no Brasil pela Estrela nos meados dos anos 90 e fez muitos fãs. No ano que vem ele será re-lançado, numa edição que comemora os 25 anos e o projeto de financiamento coletivo para trazê-lo à vida foi pro ar ontem a noite.

Link para o Kickstarter aqui: http://www.kickstarter.com/projects/2113976860/heroquest-25th-anniversary?ref=live

O contexto: em 2014, o clássico jogo faz 25 anos e Kevin Gordish, um fã do jogo, criou uma petição online no change.org para que as empresas responsáveis (ou um terceiro) relançassem o jogo numa nova edição. Embora a Hasbro e a Games Workshop, detentoras da antiga liçensa, não tenham mostrado interesse, a Gamezone (uma empresa espanhola de miniaturas) foi rápida em identificar a demanda, comprou os direitos para publicar o jogo e vai se dar muito bem. Em 24 horas, a campanha do Kickstarter já tem mais de 300 mil doláres canadenses e uma horda de backers ansiosos por updates e novidades que a nova edição trará. “Dólares canadenses?” você se pergunta. Sim, a Gamezone é uma empresa pequena e está fazendo o que pode para driblar as burocracias bancárias da Europa. 300 mil dólares canadenses devem valer uns 15 dólares americanos… dá pra comprar um hot-dog e meio na Times Square, pelo menos, né?

heroquest_new

Eu perdi a conta de horas que passei jogando HeroQuest com meus amigos quando adolescente. Lembro-me que eu costumava levá-lo para o sítio do meu tio-avô no fim de semana e lá jogar missão atrás de missão com meu primo e amigos.

Ainda não se sabe o quanto das regras serão mudadas/alteradas e vale lembrar que o jogo original era bem simples – com direito a rolar para saber o quanto seu herói se movimenta. Pelo que vemos dos componentes, pelo menos, a nova edição deve seguir de perto o original e acho isso bom, pois o apelo aqui é o saudosismo e os jogadores esperam ser transportados de novo às suas memórias. Na campanha do Kickstarter, tem muita gente chorando a respeito da nova arte mas na minha opinião, a contextualização é bem-vinda e a nova arte está animal.

Vejo vocês no Kickstarter!

28/11 UPDATE >> Epic fail, Gamezone. O Kickstarter acaba de enviar emails para os backers avisando que o projeto está agora em Intellectual Property Dispute. Em bom português: uma das duas empresas enormes que lançaram o jogo antes (MitlonBradley/Hasbro ou Games Workshop) viram o meio milhão de dólares canadenses, pensou “opa estou perdendo dinheiro!” e entrou com um processo para derrubar o projeto. Cenas dos próximos capítulos… e uma sensação de EPIC FAILURE.

Nerd: Guilherme Goulart

Paladino Lolful Good de Ordem Batista, Game Designer, Traça de Livros, AD Carry, GURPS Enthusiast, Colecionador de Jogos de Tabuleiro, Headbanger, Fanboy da Marvel e Pai de um Novo Nerd.

Share This Post On