Automatize | Selenium WebDriver + Ruby

Fala Khalasar, beleza?

Não sei se algum de vocês sabe (gastando seu tempo lendo minha bio aqui), mas trabalho com TI há um bom tempo. Na verdade comecei com isso aos 13 anos (não estou zuando) e de lá pra cá ja passei por várias áreas e desde 2006 atuo com QA, ou Quality Assurance (Garantia de Qualidade).

qaOkay, e o que é QA? Uma das definições de QA é: Um programa de acompanhamento e avaliação sistemático dos vários aspectos de um projeto, serviço ou facilidade para garantir que os padrões de qualidade estão sendo cumpridos (garantir a excelência). Na verdade envolve muitas outras coisas, mas só pra entenderem o espírito da coisa.

Dentro de QA, uma das partes mais importantes são os testes. E existem vários tipos de testes: funcionais, de características, estrutura, regressão, manutenção, automáticos (ou automatizados) e alguns outros.

Mas vamos ao que interessa: há cerca de 2 meses, comecei a estudar um pouco mais sobre automatização de testes. Eu já havia trabalhado com algumas ferramentas, como Selenium IDE (para Firefox) ou JMeter, mas nada muito a fundo.

Devo admitir que eu não queria me aprofundar muito no assunto, pois para começar a trabalhar com isso, teria que voltar a estudar programação (coisa que parei de fazer desde 2005, pois não sentia mais prazer em escrever códigos). Pra falar a verdade, as linguagens não me agradavam. Por outro lado, sempre quis trabalhar com automação para ter um melhor aproveitamento de tempo e de esforços.

Então surgiu a necessidade oportunidade de trabalhar com isso. E o meu primeiro desafio foi escolher qual ferramenta e qual linguagem? Depois de falar com alguns colegas de serviço e da área, cheguei a conclusão que iria utilizar Selenium WebDriver + Ruby! E acredite, se eu tenho uma dica para você programar é: RUBY! É uma linguagem muito simples e muito lógica.

Neste primeiro post, não irei colocar nenhuma dica que aprendi conforme os problemas foram aparecendo, mas apenas como você também pode começar a aprender sobre Ruby e Selenium WebDriver, para depois em um próximo post, começar a dividir algumas experiências.

ruby_logo

Para aprender Ruby, indico os seguintes sites:

Em poucos minutos você conseguirá entender bem como funciona a linguagem. Claro, não sairá fazendo sistemas, mas entenderá muito bem o conceito.

selenium_logoE para o Selenium WebDriver, com certeza a melhor forma é lendo a sua documentação em http://docs.seleniumhq.org/docs/03_webdriver.jsp#. O legal daqui é que você pode escolher a linguagem que quer trabalhar (Ruby no caso),  e com isso terá exemplos de como o Selenium trabalha com o que você necessita utilizando aquela linguagem específica.

Se você quiser tentar algo depois de ler, terá que instalar ambos em sua máquina. Se você utiliza Windows (como eu), pode fazer o download do Ruby em https://www.ruby-lang.org/pt/downloads/ e depois tem que instalar a GEM do Selenium. Para isso, depois de instalar o Ruby, vá até a pasta BIN dentro da versão do Ruby que instalou e execute o comando:

ruby_sel_gem

gem install selenium-webdriver (isso deve ser feito no prompt de comando, CMD, ok?)

Aliás, qualquer outra GEM que você queira usar, este é sempre o procedimento que deverá realizar.

Por enquanto é isso! Se surgir algum problema na instalação, deixe um comentário que ficarei feliz em tentar ajudar.

PS: Agradecimentos a Samanta Cicilia (por altas dicas do Selenium), Anderson Leite / Márcio Garcia / William Lepinski & Ivo Rafael por me indicarem e darem a direção no Ruby.

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On