Awesome Mix: Greta Van Fleet – “Os filhos do Led Zepellin”

Formada em 2012 pelos irmãos Kiszka – Josh (vocalista), Jake (guitarrista) e Sam (baixista) – e com atualmente o baterista Danny Wagner, a banda norte americana vem despontando como uma grata surpresa para o cenário musical, principalmente para o Rock and roll, que muitos, já julgavam estar morto, principalmente pela força que o pop, rap, e principalmente hoje em dia, o trap tem tomado.

Com um álbum lançado até o momento Anthem Of The Peacefull Army (2018) e dois eps de 2017, Black Smoke Rising From the Fires a banda é sucesso nas plataformas online, e vem conquistando vários prêmios. Em abril do ano de lançamento, o EP Black Smoke Rising ajudou o grupo a receber o destaque de “artista da semana” pelo Apple Music. Em outubro, eles venceram como “Melhor  Artista Novo” no Loudwire Music Awards.

 Polêmicas com o Led Zeppelin

Mas tem tudo é elogio para os garotos de Detroit, muitas pessoas criticam e até acusam de plágio a banda. As principais críticas são para o vocalista Josh Kiszka por conta do seu timbre lembrar muito ao de Robert Plant, em sua era de ouro. A própria mídia acaba alimentando essa comparação quando aborda a banda muitas vezes como “os filhos do Led”.

Fato é que realmente, Van Fleet, lembra um pouco Led, não só no vocal, mas em suas composições mesmo, mas isso vai além de um plágio. A banda tem a sonoridade do rock dos anos 60 e 70, onde a banda britânica era destaque, por isso as comparações. O próprio Plant já se pronunciou sobre as comparações, e em certa entrevista disse:

Há uma banda em Detroit chamada Greta Van Fleet, eles são o Led Zeppelin I. Belíssimo pequeno cantor, eu o odeio (risos).

Ele emprestou a sua voz de alguém que eu conheço muito bem, mas o que você vai fazer? Pelo menos ele tem estilo, porque ele disse que baseou todo seu estilo no Aerosmith [revirando os olhos e fazendo piada]

O ex vocalista do Led já se pronunciou dizendo que gosta de Greta Van Fleet, então não existem motivos para crucificar uma banda que ainda tem muito que crescer e amadurecer musicalmente.

Se você ficou interessado, a banda é uma das atrações do Lollapaloza 2019, se apresentando no domingo (9), junto de bandas como Kendrick Lamar e Twenty One Pilots Interpol, Gabriel O Pensador e mais.

Se ainda não está convencido, se liga em algumas bandas para curtir e tirar sua dúvida.

 

 

 

 

 

Opinião

Greta Van Fleet me ascendeu a chama de escutar rock ‘n’ roll novamente. A banda não tem vergonha de admitir e mostrar suas raízes, sem parecer nada forçado. Mesmo com a comparação a Led Zepeplin a banda ainda tem sua própria personalidade, que sim, é muito latente. É um estilo bem caricato de rock, mas muito bem vindo, principalmente pela época, que vem nos trazendo pouca coisa nova de qualidade, principalmente neste gênero. Greta Van Fleet tem um futuro promissor, e merece a chance de estar na sua playlist.

 

Nerd: Leandro

Padawan de jornalista, 25 primaveras e acredita que todas as Tekpix são na verdade Decepticons à espera de uma ordem da Skynet para acabar conosco!

Share This Post On