Bird Box: Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé?

‘Tá querendo causar né Khal?”

To! Admito. Mas, a pergunta é válida: Bird Box ou o filme do Pelé (segundo a tradução nacional de Chaves)?

chavez-pele

Bird Box está fazendo um barulhão. Já foi divulgado em vários sites que segundo a própria Netflix, o filme foi a sua produção original mais assistida (no quesito filme). Isso por si só, já é algo fabuloso. Mas é aquele negócio: quantidade não é qualidade, certo? Pelo menos pra alguns.

“Já vi tudo. Não gostou do filme e vai malhar o Judas.”

Não, não vou. Eu gostei de Bird Box. Mesmo! Me diverti, achei uma premissa muito interessante (apesar de não ser nada inovadora), fiquei intrigado com várias coisas e a narrativa me segurou QUASE o filme todo.

um-lugar-silenciosoPorém, contudo, todavia, não me deixou tão impressionado como “Um Lugar Silencioso”. E porque comparo os 2? Porque ambos os filmes apostam em explorar os sentidos, em fazer o expectador se sentir como aquelas pessoas. Os monstros são parte da experiência, mas são o segundo plano, o que realmente importa é: como seria viver não podendo fazer quase nenhum barulho ou não podendo ver o mundo a sua volta? E nisto “Um Lugar Silencioso” se sai infinitamente melhor.

Veja bem que tudo o que digo é única e exclusivamente baseado no filme, pois eu nem sabia da existência do livro até então. Aliás, eu realmente passei o filme todo com uma impressão de que fosse uma mistura de “Fim dos Tempos” com “Ensaio Sobre a Cegueira”, ambos são melhores que Bird Box. E olha que eu nem gosto tanto de “Fim dos Tempos”, porque acho que o Shyamalan perde a mão total no fim (como na maioria dos seus filmes).

Só que foi uma mistura fraca, porque todos os pontos fortes que poderiam e deveriam ser explorados, são deixados de lado. Novamente, diferente de “Um Lugar Silencioso” onde o enredo te prende e te faz ficar preocupado com os personagens, construindo boas interações entre eles, em “Bird Box”, infelizmente, em nenhum momento consegue fazer que o expectador fique realmente interessado no porque Malorie Hayes (Sandra Bullock) trata seus filhos daquela forma ou se importe com a morte de qualquer um dos personagens. E o principal: porque a maldita Caixa de Pássaros (Bird Box) é TÃO POUCO explorada?

O que mais me agradou no filme foi Vivien Lyra Blair como Garota (Olympia). Os poucos momentos que ela tem a chance de aparecer, ela brilha. Sem dizer muito, apenas com suas expressões, ela encanta. E claro, é sempre bom ver John Malkovich! Sandra Bullock também não está mal, mas longe de suas melhores performances.

bird-box-netflixp

Talvez eu teria gostado mais do filme se ele não tivesse sido tão “hypado”, ou se conseguisse deixar de lado os outros 3 filmes citados. Eu aconselho fortemente que você os veja ou reveja e depois não tenha exatamente a sensação de que Bird Box tinha uma chance enorme de deixar marcas mais profundas na audiência, mas deixou passar.

De qualquer maneira, não é um filme que não vale a pena ser visto. A sorte é que não precisamos ir no cinema ver não é mesmo, senão com certeza teria sido melhor ir ver o filme do Pelé!

E você, o que achou de “Bird Box”? Deixa o seu comentário aí!

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On