Dica de anime 34 | Tenchi Universe

Olá, como estão? Na dica de anime de hoje eu resolvi voltar para a década de 90 e falar de um dos meus animes favoritos.

Todo mundo que tem entre 25 e 25 anos hoje viu o Band Kids, programa infantil que passava nas tardes da Band no começo dos anos 2000. O carro chefe do programa era sem dúvidas Dragon Ball Z, mas alguns outros animes completavam a grade. Tenchi Muyo era o melhor deles disparado.

Tenchi Muyo é na verdade um compilado de obras distintas mas com os mesmos personagens, confuso? Eu sei, mas tentemos deixar mais claro.

Começou com um OVA (Tenchi Muyo! Ryo-Ohky, de 1991, que indicarei posteriormente, pois é fabuloso), este OVA fez muito sucesso e ganhou dois capítulos extras e – em 1994 – um segundo OVA complementando o primeiro (um terceiro OVA foi lançado em 2003, mas novamente, falaremos deles num post mais pra frente).

Após os sucesso dos OVAs foram lançadas 3 séries distintas de Anime, Tenchi Universe (de 1995, a melhor delas disparado, e que abordaremos hoje), Tenchi in Tokyo (de 1997) e Tenchi Muyo GXP (de 2002).

tenchi-muyo

O interessante sobre as séries de Tenchi Muyo (que aliás, significa “sem necessidade de Tenchi”) é que as personagens são sempre as mesmas, mas as histórias mudam, ou seja, cada uma das séries existe independentemente das outras, como se fossem reboots umas das outras. Tenchi Universe, a 1ª série de anime, é quase como uma releitura do OVA, mas Tenchi in Tokyo e GXP são mais diferentes do material original. Mas foquemos em Universe.

Tenchi Universe possui 26 episódios e infelizmente não está disponível em nenhum serviço de streaming online. Mas é razoavelmente fácil de achar os episódios na internet, tanto legendados quanto dublados (e recomendo seriamente a dublagem, uma das melhores que já vi). A série conta a história de Tenchi Masaki, um jovem que mora em um templo com seu avô e que de repente se vê cercado de moças alienígenas que mudam completamente sua rotina.

Tenchi Universe é um anime do estilo harém, ou seja, um anime onde existe um protagonista masculino e várias moças que são os seus interesses românticos. Normalmente esses animes são cheios de fanservice e giram em torno das moças tentando conquistar o rapaz. Isto acontece aqui também, mas de maneira muito mais controlada e uma trama muito interessante de ficção científica vai transcorrendo enquanto isso e culminará com o excelente final da série.

O melhor de todas as séries Tenchi Muyo são as personagens e vale a pena falarmos um pouco de cada uma delas. Tenchi é um cara pacato e tímido que se vê jogado no meio de um turbilhão, é uma personagem comum para que o espectador possa se identificar.

As moças possuem personalidades muito distintas:

  • Ryoko é uma pirata espacial completamente extrovertida, um tanto vulgar e beberrona (muito provavelmente será a personagem favorita de vocês, acreditem);
  • Ayeka é uma princesa do Império espacial de Jurai, inimiga mortal de Ryoko, discreta e polida, mas com uma tendência a explodir;
  • Sasami é a irmã mais nova de Ayeka, bem mais sensata e amigável que a irmã;
  • Washu é uma cientista maluca e suas invenções vão movimentar toda a trama do anime;
  • Mihoshi é uma policial galáctica, que chega à Terra atrás de Ryoko, completamente atrapalhada e ingênua, provavelmente a policial mais incompetente da galáxia;
  • Kiyone é a parceira de Mihoshi e diferente dela é muito competente e sensata
  • Ryo-Ohki a nave de Ryoko, que é viva e se transforma numa espécie de coelho, possui uma grande amizade com Sasami.

Ainda temos o avô de Tenchi, Katsuhito, que é um velhinho solene, mas que guarda um grande segredo e Nobuyuki e Achika, pais e Tenchi, que têm pouca importância na trama.

Tenchi Universe é um excelente anime, um dos meus favoritos, e mistura como poucos ação, com humor, romance e ficção científica, ficando especialmente emocionante no final, construindo uma trama bem satisfatória, o que é o ponto fraco da maioria dos animes modernos. Altamente recomendado!

Lista Completa das Dicas de Anime!

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On