Indicação de Jogo: Mice and Mystics

O que você faria se estivesse em um corpo de rato e precisasse impedir alguém cruel de ficar no trono do reino?

Pois bem, esta é a premissa de Mice and Mystics, um jogo de tabuleiro com elementos de RPG (Role Playing Game – Jogo de Interpretação) onde transformados em ratos, um grupo de aventureiros se vê na situação de ter que sair do calabouço e tentar sobreviver, para impedir uma mulher cruel de permanecer no trono e condenar todo o reino!

Desenvolvido por Jerry Hawthorne, lançado em 2012 e no Brasil pela Galápagos Jogos, conta com visual muito detalhado e trabalhado dos artistas John Ariosa e David Richards, que tornam o jogo muito bonito e agradável aos olhos.

Mice and Mystics 02Imagine um mago, um ladino, um guerreiro nobre, uma clériga (curandeira), uma arqueira e ferreiro faz tudo presos em corpos de ratos, mas antropomórficos (animais mas com estrutura de seres humanos, como os personagens da Disney: por exemplo o Mickey Mouse). Eles precisam, ao mesmo tempo, fugir do calabouço do castelo, sobreviver e tentar impedir que a nova rainha maligna mergulhe o reino em trevas e opressão.

O jogo decorre através da narrativa da história deles e os acontecimentos e decisões que fazem. Ocorre em capítulos e torna-se bem envolvente. Com direito à algumas decisões que afetam o rumo da história como por exemplo optar por ajudar certa pessoa ou não, desviando o curso do grupo. Cada capítulo possui objetivos e restrições diferentes e o tamanho do grupo muda também.

Mice and Mystics 06Podendo ser jogado em campanha (continuando de um capítulo para o outro com o que se adquiriu até o momento) ou em capítulos individuais – recomenda-se jogar o modo campanha, afinal, é uma história só – tanto que há regras para como prosseguir de um capítulo para o outro do jogo – o que pode-se manter ou não na passagem entre eles. Os elementos característicos de um RPG, como itens, equipamentos, habilidades e magias; além de progressão e evolução de personagens estão presetntes, ambientado num cenário medieval.

Mice and Mystics 05Utiliza-se um tabuleiro e as ações e dinâmica do jogo são bem similares aos utilizados em jogos de RPG de mesa como por exemplo D&D (Dungeons & Dragons) ou jogos de estratégia de miniaturas (wargames, como por exemplo War Machine), com tabuleiro do cenário quadriculado ou com espaços para movimentação (utilizando-se miniaturas) e alcance dos ataques e habilidades.

Mice and Mystics 04A mecânica de iniciativa para determinar a ordem de ação entre jogadores e inimigos é aleatória a cada combate: embaralha-se as cartas de cada personagem e inimigo e as coloca em uma ordem no respectivo lugar no tabuleiro, para determinar como seguirá o combate, mas algumas habilidades influenciam ou são influenciadas pela ordem. Então ela pode mudar! Outra mecânica interessante é a dos queijos: afinal, o que seria de um jogo de ratos sem queijos?

Mice and Mystics 03Já durante os combates, a mecânica de ataque e defesa utiliza dados, como diversos outros jogos, mas uma diferença aqui é que há faces dos dados com queijos, que podem ser tanto boas quanto ruins. Dependendo de quem e em que momento aparecem, podem ser boas ou neutras nas mãos dos jogadores, mas nas mãos dos inimigos geralmente são ruins, pois acumulam e podem estourar novas levas de inimigos para o grupo ter que enfrentar.

Há várias coisas para ajudar ou atrapalhar o grupo, então quanto mais coordenado e comunicativo o vocês forem, mais chances de sucesso terão! O cenário é mais impactante e interativo tornando bem interessante e desafiador o jogo!

Então para aqueles que gostam de jogos envolventes; no estilo RPG; narrativos; complexos e duradouros (de campanhas e sessões para continuar uma história), mais do que recomendado! particularmente acho muito legal um jogo em que um grupo pode jogar e desenvolver uma história só deles, através de vários capítulos ou sessões. Faz com que se sinta impactante em uma história, é táctil o desenvolvimento e importância de cada membro, a união e coesão do grupo.

Portanto, reúnam seus leais amigos e vivenciem essa emocionante aventura como pequenos ratos heroicos!

Nota-do-crítico-5

 

 

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On