JON SNOW MORRE na Temporada 8! – Teorias de GAME OF THRONES

Toda vez que faço alguma live, ou abro para perguntas nas redes sociais, falando sobre Game Of Thrones as 2 perguntas mais frequentes são:

Quem irá sentar no Trono de Ferro? Jon ou Dany podem morrer?

Minha resposta sempre é: dentro de tudo que vi até hoje, o que mais faz sentido pra mim é Jon Snow morrer e Daenerys se tornar Rainha de Westeros.

E quando falo isso, muita gente fica brava e pergunta: mas qual seria o sentido dele ter voltado a vida então? Voltar pra morrer de novo?

Aqui vão as 3 razões que me fazem acreditar quer isso irá acontecer são:

 

1 – A Motivação de cada um (Jon e Dany)

Jon NUNCA desejou ter o poder para si. Sempre se dedicou para defender algo maior do que ele mesmo: amigos, família, irmãos da patrulha, reino dos homens. Para conseguir isso, ele acabou sempre aceitando o que a “vida” escolhia pra ele: se tornar um selvagem conforme Qhorin o orientou, se tornar o Comandante da Patrulha (conforme plano do Sam) e se tornar Rei do Norte (conforme vontade dos senhores nortenhos).

Daenerys sempre desejou voltar para casa. E quanto se viu como a verdadeira (e última Targaryen até então), desejou não só voltar, mas retomar o trono para si. Inclusive na visão que ela tem na casa dos Imortais, ao ver Drogo e Rhaego, ela tem que fazer uma escolha: ficar com eles ou “retornar” ao mundo real e continuar com seu plano de conquista.

Sendo assim, faria sentido Jon Snow dar sua vida pelo reino e agora mais do que nunca, por amor. Já que ele está apaixonado por Daenerys (e reza a lenda de que ela ficará grávida).

 

2 – A volta de Jon da Morte

Há de se imaginar que R’hllor não deve trazer ninguém de volta a vida, sem um motivo importante, senão bastaria que Melisandre, Thoros ou qualquer outro sacerdote do deus vermelho rezasses sobre o corpo de alguém e trouxesse todo mundo de volta. Assim como Beric foi trazido de volta a vida 6 vezes, é possível que Snow tenha sido trazido de volta para enfrentar o Rei da Noite. E Melisandre tem batido nessa teclada desde o início: o escolhido é aquele que irá enfrentar o grande inimigo do deus da noite (por mais que ela tenha errado várias vezes sobre quem é o escolhido).

Logo, acredito que Jon Snow será trazido de volta a vida quantas vezes forem necessárias, até que ele cumpra o seu objetivo: deter os White Walkers. E faria muito sentido que ele morresse em uma luta final com o Rei da Noite e então, não voltasse mais a vida, cumprindo o seu propósito (além de calhar com a motivo 1, sua motivação de vida).

 

3 – O NOME da saga dos Livros

As Crônicas de Gelo e Fogo, em inglês A Song Of Ice And Fire.

Aqui existe um pequeno “problema” com o nome usado na tradução. Não que esteja errado usar “Crônicas”, visto que uma história de fatos está sendo narrada. Mas uma passagem muito importante no livro, usa EXATAMENTE o nome da saga em inglês, novamente usando as visões de Daenerys na casa dos Imortais (que não está na série):

“O homem tinha o cabelo de seu irmão, mas era mais alto, e seus olhos eram de um índigo escuro em vez de lilás. ‘Aegon’, disse a uma mulher que amamentava um recém-nascido em uma grande cama de madeira. ‘Que nome melhor para um rei?’ ‘Você vai fazer uma canção para ele?’, perguntou a mulher. ‘Ele já tem uma canção’, respondeu o homem. ‘Ele é o príncipe que foi prometido, e dele é a canção do gelo e do fogo.’ Ele olhou para cima quando disse isso e seus olhos encontraram os de Dany, como se a estivesse vendo parada através da porta. ‘Precisa haver mais um’, disse, embora Dany não pudesse dizer se ele estava falando com ela ou com a mulher na cama. ‘O dragão tem três cabeças.’

Como pode ser visto, é usado então “é dele a canção de gelo e fogo”. Por muito tempo, muita gente acreditou que isso era uma conversa entre Rhaegar e Elia Martell, porém com a confirmação da teoria de quem são os pais de Jon Snow (Lyanna e Rhaegar) e seu verdadeiro nome sendo revelado, Aegon, é muito possível que essa seja uma conversa entre seus pais.

Apesar de fazer muito sentindo também que “Crônicas de Gelo e Fogo” se refiram a Jon E Dany, esta parte do livro é algo que não podemos levar em consideração e pensar que, as Crônicas ou A Canção de Gelo e Fogo, é sobre aquele que veio para salvar o mundo, o prometido, e que cumpriu o seu propósito e sua história está sendo contada, como forma de celebração.

Desta maneira, devido a estes 3 motivos a morte de Jon Snow é o que faz mais sentido dentro de tudo o que vem sendo contado por Martin e pelos produtores na série.

E ainda temos o final agridoce que Martin já falou inúmeras vezes. Ele sempre afirmou que o seu final será algo parecido com o Senhor dos Anéis, onde no fim, tudo deu certo, mas existem acontecimentos tristes. A morte de Jon seria sim um acontecimento triste, mas não fora do que o personagem construiu pra si e seria uma conquista pessoal dele: salvar o mundo dos homens e mais que isso, salvar o mundo para que a mulher que ele ama possa governar (e entregar para seu provável filho).

E o que você acha disso? Concorda que Jon Snow tem grandes chances de morrer na última temporada?

Nerd: Carlos AVE César

EXAGERADO! Jogado aos seu pés, eu sou MESMO EXAGERADO! Filho único, egoísta, mimado e mal-humorado. Produtor de Eventos, Engenheiro de QA e butequeiro! Buscando CONHECIMENTO, com cachorro-quente e guaraná. Também sou a personificação da Vingança! Twitter: @ONovoNerd Facebook: http://www.facebook.com/carloscesarcarvalho

Share This Post On