Magic the Gathering – Modos Alternativos

Você sabia que o card game Magic The Gathering possui diversos modos de jogo?

Além do clássico duelo de um jogador contra outro (referenciado como 1×1), há também diversos modos de se jogar com 3 ou mais jogadores na mesma partida. A seguir irei falar e definir alguns dos modos existentes para se divertir e experimentar novos meios de jogar.

Um dos mais comuns é simplesmente jogar 3 ou mais pessoas, e o que sobreviver por último é o vencedor, sem nenhuma regra adicional: apenas sobreviva e derrote os adversários.

Outro modo de se jogar é o que chamamos de Gigante de duas cabeças (Two-Headed Giant), onde essencialmente é um jogo de duplas. Joga-se dois contra dois: tendo-se pontos de vida compartilhados, mas mesas separadas na dupla. Cada dupla joga seu turno, sendo que é simultâneo para os integrantes da mesma. E como a vida é compartilhada, se a vida da dupla chega à zero, ambos perdem. Por exemplo: no turno de uma dupla, cada um dos integrantes realiza cada etapa do turno ao mesmo tempo, fazem a etapa de desvirar ao mesmo tempo, depois realizam a de manutenção ao mesmo tempo, depois a de compra, e assim por diante.

Magic ModosTem também o modo de Pentagrama, onde joga-se com 5 pessoas e cada um representa uma das pontas (cores) do pentagrama, e nesse modo o objetivo é eliminar aqueles que não estão adjacentes à você. Por exemplo: Se um jogador for a ponta Verde, ele precisa eliminar as pontas Azul e Preta para ganhar o jogo. Já a ponta Preta precisa eliminar as pontas Verde e Branca. Detalhe interessante é que as pontas adjacentes à você ainda são oponentes, mas em uma espécie de “aliança”, pois com cada jogador adjacente, ambos terão um inimigo em comum. Por exemplo: tanto as pontas Verde e Vermelha precisam derrotar a ponta Azul.

Como cada jogador precisa eliminar dois outros para ser vitorioso, é possível que mais de um jogador saia vitorioso da partida, se no momento que um jogador for eliminado, fizer com que mais de uma pessoa se qualifique para ganhar o jogo. Exemplificando: se o jogador Azul for eliminado e antes os jogadores Branco e Preto já foram eliminados, então ambos os jogadores Verde e Vermelho ganham a partida, pois os dois alvos de cada um deles foram eliminados.

Magic Modos 02Outro modo de jogo é  Planechase, onde além dos baralhos de cada jogador, utiliza-se um baralho de cartas dos Planos, onde há efeitos que afetam todos os jogadores e efeitos que podem ser acionados individualmente. Funciona da seguinte maneira: cada carta de Plano possui um efeito geral que afeta todos, e um efeito que pode ser acionado com uma rolagem de dado de plano. Nesse dado de seis faces, há uma face que aciona tal efeito (Chaos), quatro faces sem nada e uma face que faz mudar de plano (Planeswalk). Quando isso acontece, é preciso descartar a carta do plano e abrir uma nova carta de plano, e essa que estará em vigor. No turno de cada jogador, ele pode rolar o dado de plano para ver se algo acontece. Ele pode fazê-lo em qualquer momento que pudesse lançar um feitiço e o custo para rolar o dado é igual à quantidade de vezes que ele já tentou no turno (0 para a primeira vez, 1 para a segunda, 2 para a terceira e assim por diante). Essa variação adiciona aleatoriedade e diversão ao jogo.

Magic Modos 05Outra variante interessante é Arqui-inimigo (Archenemy), na qual um jogador toma o papel de vilão, um “Chefe Final” (Final Boss) e enfrenta outros  três jogadores que se aliaram para enfrentá-lo. Ele irá ter mais pontos de vida que os outros (normalmente as pessoas terão 20 pontos de vida e ele terá 40 pontos) e terá um baralho de cartas de “Esquemas” (Scheme), as quais habilitam poderosos efeitos gratuitamente para o vilão à cada turno que podem mudar o jogo drasticamente. No começo do turno do vilão, ele revela carta do topo do baralho de esquemas e segue as instruções da carta, sendo que há efeitos que vão desde turno extra a destruir permanentes dos aliados, alternando turnos entre o Arqui-inimigo e os aliados tentando deter o vilão. O jogo acaba quando o vilão é derrotado ou todos os aliados são derrotados. Essa variante é bem interessante pois acrescenta uma história ou o porquê da partida, um sentido e uma cena de um embate épico.

Todas essas variações são bem legais e surgiram unicamente com o propósito de enriquecer a experiência do jogar, tornar mais divertida cada partida e  adicionar elementos fantásticos ao jogo. Incentivam e instigam a jogar com mais pessoas e que essas se divirtam mais e possam sempre estar jogando de formas e maneiras diferentes, mantendo o jogo atrativo e gratificante. Então recomendo à todos testarem diversos modos e formatos e terem muitos momentos divertidos e uma ótima jogatina!

Nerd Review - Nota

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Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

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