Magic The Gathering: Retornando à Dominaria

Ocorreu neste fim de semana (21/22), o Pré-Release da nova edição do jogo de cartas Magic The Gathering: Dominaria.  Esta é uma edição muito legal, tanto em questão das cartas em si com as novas mecânicas, quanto em relação a história. O lançamento oficial será neste sexta-feira, dia 27/04/2018.

Dominaria 05O cenário do jogo é constituído por um Multiverso, ou seja, múltiplos planos de existência. E em cada plano temos um mundo diferente, e cada bloco de edições (um ciclo de 1 à 3 edições) tem ocorrido em um destes mundos. Por exemplo, os últimos blocos de edições foram: Kaladesh (contendo Kaladesh e Revolta do Éter), Amonketh (contendo Amonketh e Hora da Devastação) e Ixalan (contendo Ixalan e Rivais de Ixalan) e agora temos Dominaria.

Mas o que torna esta edição tão interessante? Dominaria é o mundo onde tudo começou, onde o jogo surgiu e, por muito tempo, foi onde todas as histórias e edições ocorreram! Nos dez primeiros anos (1993-2003), toda a trama se desenvolveu neste local, portanto, a história é vasta e rica neste plano. Somente após 15 anos que finalmente retornou-se à Dominaria com novas histórias e edições. Por estes fatores que esta edição alegrou muita gente e a expectativa era alta para sua chegada.

Dominaria 03Já em relação às cartas em si e às mecânicas da edição, temos uma velha que retornou – reforçar (a qual você pode pagar um custo extra para usar e com isso, gera efeitos extras também). Além disso, como a história desta edição visita o passado e acontecimentos de outras épocas, há uma nova mecânica e tipo de carta: as Sagas. Estas são um tipo específico de encantamento que funcionam através de 3 etapas (diferentemente dos encantamentos usuais que seus efeitos são contínuos) e quando ganham um marcador de história, ocorre um dos seus efeitos e ao realizar o terceiro e último efeito, a carta é sacrificada (pense que seria como contar uma história em 3 partes).

Dominaria 02Outra mecânica nova e muito importante é a nova denominação (palavra-chave): Cartas Históricas. Refere-se a artefatos, cartas lendárias e Sagas. Muitas cartas novas influenciam ou são influenciadas por cartas históricas, pois há um grande quantidade de cartas lendárias nesta edição (60!). Mas a novidade mais impactante na minha opinião é a introdução dos Feitiços Lendários! Nunca houve antes magias lendárias, apenas artefatos, criaturas, terrenos, encantamentos e planinaltas. Os feitiços lendários são fortes, mas há uma condição para se poder usar tais cartas: é necessário controlar uma criatura lendária ou um planinalta no momento em que queria usá-las. Isso se deve ao fato de que cada feitiço lendário ter sido um ato realizado, na história, por alguém que já era um ou tornou-se posteriormente um planinalta.

Dominaria 04Achei muito legal essa preocupação e foco com toda a história do mundo e como ela impacta e reverbera nas cartas e mecânicas. E como há tantas cartas lendárias neste edição, resolveram mudar o frame (o layout, o visual) das cartas lendárias, com o intuito de serem mais visíveis e reconhecíveis pelo seu tipo.

Estou muito empolgado com a edição e ela promete dar uma boa modificada no cenário competitivo, então é ficar de olho nos novos baralhos que surgirão e como se comportarão nos torneios.

Espero ter esclarecido os pontos principais que circundam Dominaria e desejo bons decks e bons jogos à todos!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On