Nostalgia: Os 25 Anos de Jamaica Abaixo de Zero

Você sabe o que um Feel Good Movie? São aqueles filmes que você assiste e sai bem deles, geralmente com um sorriso no rosto, com coração e alma mais leves.

Jamaica3Poderíamos fazer um texto só para listar os filmes com essas características aqui, mas podemos dizer que Jamaica Abaixo de Zero seja um dos principais filmes dos anos 90 que não só faz com que o espectador saia com um sorriso do filme, mas que se revelou um dos mais inspiradores.

Dentre os considerados clássicos da Sessão da Tarde (outro tema que daria um ótimo artigo!) este é dos filmes mais otimistas e com mensagem positiva.

Jamaica Abaixo de Zero é inspirado em uma história real, onde o jovem Derice, filho de um antigo atleta de trenó no gelo, é eliminado do atletismo das Olimpíadas de 1988 após uma queda na eliminatória, mas tem a ideia de liderar a primeira equipe de trenó da Jamaica, um país tropical, nas Olimpíadas de Inverno do mesmo ano.

Ele pede ajuda a Irv (John Candy), um treinador desacreditado após um escândalo e junto com mais três amigos, consegue levar seu país a este feito inédito e também levar esperança à Jamaica.Jamaica2

Quem dirige o filme é Jon Turteltaub, que recentemente dirigiu Megatubarão e também realizou os dois filmes de A Lenda do Tesouro Perdido, mas não é exagero nenhum dizer que Jamaica Abaixo de Zero seja seu melhor filme.

O longa toma algumas liberdades em detrimento à vida real (como o tratamento hostil das demais equipes nos jogos e o passado do treinador), mas nada disso tira o impacto do filme.

Jamaica Abaixo de Zero é um belo retrato de que não se deve desistir dos seus sonhos, por mais preconceito que sofra e por mais que seu objetivo possa parecer bizarro, jamais devemos desistir.

Por exemplo, a equipe não tem recursos para chegar aos jogos. Quem banca a ida da equipe aos jogos é justamente um dos integrantes, cujo pai é dominador e obriga seu filho a seguir seus passos.

Jamaica4Este também é um arco a ser apreciado no filme.

Todo o elenco está afiado e se hoje em dia temos um filme como Pantera Negra, onde um elenco majoritariamente negro protagoniza um blockbuster, em 1993, isso não era muito comum.

Foi uma aposta da Disney e deu mais do que certo, tanto em bilheteria quanto em qualidade.

Também não deixem de reparar em John Candy como o técnico Irv, em um dos seus últimos papéis até a sua morte em 1994.

Ele, assim como todos em tela, entrega um papel que transita entre o humor e o drama de forma fluída e impactante. E o resultado é um filme mágico, inspirador e que até hoje encanta seu público.Jamaica1

E Jamaica Abaixo de Zero não seria o mesmo sem sua ótima trilha sonora de Hans Zimmer e a clássica canção de Jimmy Cliff, I Can See Cleary Now.

Seja na Sessão da Tarde, pela internet ou em mídia física, é sempre bom ver ou rever Jamaica Abaixo de Zero, filme que toca na temática dos sonhos, racismo e xenofobia de forma bonita e tocante. E consegue falar com crianças de 8 a 80 anos.

Para sempre na memória!

5 Vidas

 

 

Nerd: Raphael Brito

Share This Post On