O Legado de Robb Stark

Esse texto pode conter spoilers da Terceira a Sexta Temporada de Game of Thrones! Não digam que não avisei!

Olaaar lobinhos e lobinhas de todo o Universo! Estão bem? Vivos? Inteiros? Espero que sim, pois hoje trago a vocês uma história triste, envolvendo um Rei, suas decisões polêmicas e os reflexos que se estendem até hoje. Acho que não é difícil de saber pelo título, não é mesmo? O personagem principal dessa história é ninguém menos que Robb Stark, o Rei no Norte.

Ou Robb Stark, o Rei que Perdeu o Norte.

robb-stark-staring

Esse título te fez chorar? Porque a mim tem dado dor de cabeça! No episódio da sexta temporada, intitulado “The Broken Man”, vimos Sansa, Jon e Davos reunindo exércitos e percorrendo o Norte em busca de aliados. Algo que não tem sido fácil, devido as respostas nada amigáveis dos Senhores. E por que tudo isso? Porque as decisões e atitudes de Robb como Rei influenciaram as Grandes Casas a pensar duas vezes.

Robb tentou ser um bom Rei. Dentro de suas limitações, é claro. Não é fácil comandar veteranos de Guerra sem ter ido a nenhuma. Impor respeito foi seu primeiro desafio e o Jovem Lobo surpreendeu, por vencer todas as batalhas que travou. Se Robb era um bom estrategista militar, por outro lado era jovem, inexperiente e honrado demais, como o pai. E isso acabou sendo a sua ruína.

Robb confiou em Theon, comprovando sua inexperiência ao confiar num prisioneiro das Ilhas de Ferro. Casou com Talisa (ou Jeyne, nos livros) para manter sua honra, quebrando sua promessa aos Frey. Matou Rickard Karstark, uma solução correta pelo ato de traição, mas errada pelo momento em que se encontrava. Tudo isso culminou para a sua morte e fim da Rebelião Nortenha.

Robb-Stark-Game-of-Thrones-Final-Word

Mas não para por aí.

Agora que os Stark tentam se reerguer e tomar Winterfell, tudo é mais difícil. Não é como chamar os vassalos pela primeira vez. É convencer cada um deles de que dessa vez pode funcionar. Que dessa vez é necessário. E como fazer isso com casas dizimadas pela Guerra e que pouco tem a oferecer? A casas que lutaram sozinhas pela retomada de seus próprios castelos e fortalezas? Senhores que souberam da morte de seus filhos num Casamento?

A chegada dos Selvagens também não ajuda. Assim como os Umber aliaram-se aos Bolton para se verem livres do Povo Livre, outras casas também podem levar em consideração essa invasão para ficarem contra os Stark. A cada visita, Jon e Sansa são confrontados pelo nome e atitudes de Robb, as quais não podem retrucar. Viram como uma decisão passada influencia até mesmo no futuro?

sansa-jon-davos-brokenmanjpg

Os Karstark poderiam permanecer ao lado de seus “primos” lobos se a vida de seu patriarca fosse poupada naquela época. As outras Casas talvez aceitassem a pretensão de Sansa, se Robb tivesse tomado o Norte de volta com todas as suas forças. Robb quis conciliar o bem estar de sua família, sua honra, a honra de sua esposa e a Guerra. E não é fácil agradar todo mundo. Agora, Sansa, Jon e Davos precisam contornar o desastroso período de Robb como Rei e reconquistar a confiança de seus vassalos. Mas não há tempo. O Inverno está chegando.

Ramsay Bolton é o Protetor do Norte. Ele tem um grande exército, duas das Grandes Casas ao seu lado e muitas outras que o acompanham pelo simples dever de servir. A última esperança parece rodar em torno da Casa Manderly, de Porto Branco. Os vassalos mais ricos do Norte tem sido citados diversas vezes no seriado e não é difícil que haja alguma trama por trás disso.

Os Stark são os verdadeiros Reis do Norte. Foram Reis do Inverno muito antes. Conquistaram seu espaço e souberam ajoelhar quando foi necessário. Seus vassalos sempre os respeitaram e não titubearam ao seguir Robb e talvez precisem só de um pouco mais de tempo até que relembrem de tudo o que os Stark representam para o Norte. Só espero que não seja tarde demais.

O que vocês acham que pode reverter essa “má reputação”? Comentem abaixo!

Até mais e espero que minha jornada no blog tenha começado bem! Até mais, alcateia!

Nerd: Izabella Muniz

Estudante de Ciências da Comunicação, viciada em Game of Thrones, mãe de catioro, vive nas Stormlands de Portugal e se pudesse teria mil huskies. Recebe corvos pelo twitter @_youngshewolf, posta fotos de belezinhas no instagram young.shewolf e faz palhaçada no snap iza008

Share This Post On