Os 2 conselhos de TERRENCE MASSON durante a PIXEL SHOW 2018 para ter SUCESSO

“O Pixel Show 2018 aconteceu durante os dia 10 e 11 de novembro e você vai falar dela só agora?”

Exatamente! Porque acredito que a mensagem mais importante passada durante o evento tem tudo a ver com a renovação de votos e esperanças que fazemos todo ano com o Réveillon.

O Pixel Show 2018 deste ano rolou no espaço Pro Magno, em São Paulo (um dos lugares que mais gosto) e, como sempre, tem como missão inspirar os criativos para desenvolverem novos legados, proporcionando às gerações futuras um país e mundo melhor. Um festival de criatividade que reúne atrações gratuitas para toda a família, como games de realidade virtual, exposições, espaço kids, festival gastronômico, música, tattoo, entre outros. Dentre disso tudo ainda rolou palestras sobre artes, áudio, design, publicidade, música, empreendedorismo, tecnologias e cinema.

TerrenceMassonUma dessas palestras, e talvez a mais esperada, era a de Terrence Masson, conhecido principalmente, mas não só, por ser o responsável pelos efeitos visuais de Star Wars! Se você é amante de South Park (1994), ele “estava” lá, passando por outros títulos como: Hook – A Volta do Capitão Gancho, A Cor da Noite, Entrevista com o Vampiro (um de meus filmes favoritos), True Lies, Juiz Dredd, Batman Para Sempre (não dá pra gente fazer só coisa boa né?), Anaconda, Spawn, Pequenos Soldados, Quarteto Fantástico (2004) e muito outros!

Seu trabalho inclui além dos longas-metragens, animações, broadcast, videogames e mídia interativa em mais de 30 anos de produção em computação gráfica. Atualmente ele dedica parte de seu tempo lecionando na School of Visual Arts, (SVA), em Nova York. Foi a SVA, inclusive, que possibilitou sua vinda para O Pixel Show 2018.

Ele apresentou seu novo projeto demo de realidade virtual, conduzido com o desenhista, ilustrador e animador Bill Plympton e alunos da SVA, e falou sobre “o que é preciso para ter sucesso na produção de animação e efeitos visuais para diversas plataformas“. Mas na verdade, foi uma demonstração do que é preciso para ter sucesso em qualquer área.

Durante todo o seu keynote, 2 “conselhos” me chamaram atenção e quero dividi-los com você aqui neste espaço. Preste muita atenção neles, pois com certeza farão toda a diferença em sua vida caso os entenda corretamente. Eu irei falar um pouco sobre cada um, mas é necessário que você tire um tempo e reflita sobre, ok?

 

O FRACASSO É BOM

Terrence-Masson-Slide-01

Masson divide esse conselho em duas partes:

  • Falhe frequentemente e o mais rápido possível
  • Acidentes acontecem

Todo mundo tem medo de fracassar certo? Mas sem fracassos, como nos preparar para as vitórias? E é inevitável fracassar! Então quanto mais rápido você fracassar, mais rápido vai aprender onde errou e mais rápido irá chegar onde quer! E quanto mais vezes você fracassar, mais irá aprender do que não fazer, e fará cada vez mais o que deve fazer!

Toda vez que você tiver uma ideia e não souber exatamente como colocar em prática, não fique querendo descobrir como viabilizar cada coisinha do seu plano! Coloque em prática, fracasse e aprenda na prática. E com isso, acidentes irão acontecer? Com certeza, mas você estará mais perto de colocar em produção algo que muitos outros talvez também estejam atrás. E saiba que, por mais fracassos que você já tenha cometido, os acidentes continuarão acontecendo. Não se frustre! Isso é um ciclo contínuo e eterno.

 

SEJA MELHOR DO QUE TODOS OS OUTROS (SIM, REALMENTE)

Terrence-Masson-Slide-02

Masson divide esse conselho em duas partes:

  • Esteja ciente do trabalho dos outros – sempre
  • Seja humilde – mas forte

Esse aqui pode ser um pouquinho mais difícil de aceitar ou entender, mas depois que a luz acende, faz todo o sentido. Nós sabemos que é praticamente impossível você ser O MELHOR DO MUNDO naquilo que faz, mas você pode ser o melhor naquilo que faz dentro do círculo que você conhecer, certo?

E pra ser o melhor nisso, e continuar sendo o melhor nisso, você tem que: conhecer o trabalho de seus concorrentes! Não importa se você gosta do trabalho dele ou não, você tem que admitir quando um trabalho é bem feito. E com isso, você aprende e tem a chance de melhorar e superar. Assim você sempre irá expandir o seu conhecimento, terá novos concorrentes forçando que você aprenda mais e continue melhorando.

Mas nada disso vale sem humildade. Você saber que é o melhor naquele “círculo” não deve te bastar, pois ao mesmo tempo você tem que ter a consciência que existem outros círculos aos quais você ainda não é o melhor. Saiba se valorizar, sem desvalorizar ao outro. E esteja preparado para um luta diária com o seu ego.

 

 

Você talvez até já tenha ouvido esses dois conselhos em outros lugares ou de outras pessoas (eu mesmo há havia ouvido). Porém, quando um cara que é referência em Hollywood diz isso, parece que a sabedoria popular da sua avó ou mãe, não estava tão errada né? E isso te faz perceber, o quanto você não estava sendo humilde.

Bom, rolaram muitas outras coisas legais durante O Pixel Show 2018, mas o que realmente me tocou foi esse keynote. A Organização do evento e a SVA mandaram muito bem trazendo o Terrence pra cá. Ano que vem tem mais, e espero que você reserve a data pra ir lá aprender com algumas das pessoas mais criativas do mundo.

Vou deixar aqui embaixo algumas outras coisas fantásticas que vi por lá, como por exemplo esse SCAR maravilhoso. Se quiser ver mais, basta conferir o meu Instagram!


Visualizar esta foto no Instagram.

A vida não é justa não é? #pixelshow #thelionking #scar

Uma publicação compartilhada por Novo Nerd (@novonerd) em

Nerd: Carlos AVE César

EXAGERADO! Jogado aos seu pés, eu sou MESMO EXAGERADO! Filho único, egoísta, mimado e mal-humorado. Produtor de Eventos, Engenheiro de QA e butequeiro! Buscando CONHECIMENTO, com cachorro-quente e guaraná. Também sou a personificação da Vingança! Twitter: @ONovoNerd Facebook: http://www.facebook.com/carloscesarcarvalho

Share This Post On