Personalidades de Westeros: Jeyne Westerling

Ah jovens, e estamos aqui mais  uma vez para descobrir novos personagens. Personagens que você talvez nunca tenho ouvido falar (se você só vê a série), então se prepare porque hoje vamos falar sobre a mulher que fez um Rei a escolher em vez de suas promessas, a esposa de Robb Stark, Jeyne Westerling.

- Pera Bruno, o nome dela é Talisa não?! Você viajou é? Tem nada ver essa moça ai.

Pois bem, minha doce e querida criança de verão; Talisa Maegyr nada mais é que uma das inúmeras mudanças dos livros para série,. Curiosamente ela não foi uma mudança feita pelos produtores. E sim pelo próprio George R. R. Martin.

Jeyne Westerling 03jeyne_westerling 01

Segundo o próprio, explicar as relações de vassalagem das casas, seria complexo e talvez até massante para a TV, que precisa de mais dinamismo.

Durante as incursões de Robb nas Terras Ocidentais, ele invadiu e conquistou a sede da casa Westerling mas foi ferido gravemente por uma flecha no processo. Jeyne então cuidou dele e foi onde eles se aproximaram. Sim senhores, a casa Westerling é vassala Lannister.

Enquanto se recuperava, Robb recebeu a notícia que seus irmãos foram mortos por Theon Greyjoy e que o mesmo tinha tomado Winterfell. Jeyne achou um modo de consolá-lo e então eles consumaram sua relação, e se casaram, causando assim a ira dos Frey que apoiavam os Stark.

Jeyne Westerling 6

Após os eventos do Casamento Vermelho, descobrimos que a mãe de Jeyne, Sybell Spicer, dava um chá para que ela não engravidasse. Soubemos também que ela teria um acordo com Tywin Lannister. Assim Jeyne é mantida em cativeiro em Correrrio.

Você deve estar se perguntando. “Bruno, mas a Talisa morreu no casamento vermelho, e Jeyne nem foi lá nos livros, então ela não tem relevância?”

Bem, aí é uma grande questão que temos teorizado. Muitos pensam dessa forma – que ela não tem relevância e por isso sua contra-parte na série foi incluída nos eventos realizados na sede da casa Frey. Porém, nós sabemos que ela aparecerá no prólogo de Ventos do Inverno, e todo início de livro aparece informações relevantes para a saga ,seja de eventos como o surgimento dos White Walker ou da aparição de Melisandre. 

Jeyne Westerling 05

Em sua personalidade, podemos falar que Jeyne é doce, e que realmente ama Robb. Na verdade, apesar da traição cometida, entendemos o que levou o Rei do Norte a cometer tamanha loucura. Entendível, mas não justificável.

Ela é magra, tem cabelo e olhos castanhos e rosto em forma de coração. E segundo Catelyn Stark “ancas grandes, boas para parir”. Curiosidade: Jaime Lannister quando a vê descreve o corpo dela totalmente diferente do modo que a matriarca dos Stark viu, isso desencadeou uma série de teorias sobre a fuga de Correrrio e ela possivelmente estaria grávida de Robb, isso já foi admitido por Martin como um erro de sua escrita.

Jeyne é uma personagem simples, de uma casa que um dia já foi grande, mas hoje só vive por ser do “Sangue dos Primeiros Homens”. Mas o que será que ela pode acrescentar na sua aparição  no próximo livro? Bem, nem os sete sabem nos responder, então vamos juntos aguardar o desfecho dessa história.

Nerd: Bruno Di Grande

De São Bernardo para o mundo, um nerd, geek, doido por livros e jogos, pai de 2 filhos falando sobre o que gosta,e nas horas vagas dormindo um pouco e administrando a Irmandade Geek e a Game of Thrones Brasil L&S

Share This Post On