Sheriff of Nottingham | Análise de Jogo

Que tal um jogo sobre blefe e picaretagem?

Sheriff of Nottingham é um jogo onde os jogadores são comerciantes de Notttingham e precisam trazer carregamentos de suprimentos para suas respectivas barracas no mercado da cidade. Há os produtos legais como galinhas, pães, queijos, maças. E os produtos ilegais, como armas, vinho, seda, pimenta, sendo que os produtos ilegais são mais valiosos e vendem mais caros.

Sheriff of Nottingham 03O objetivo do jogo é juntar o maior valor agregado de mercadorias possível em sua barraca. Para isso, todos as cartas de mercadorias possuem um número no canto superior direito que representa tal valor. E no canto inferior direito, um valor referente à imposto a ser pago pela mercadoria(explicarei em breve). Como funciona: a cada turno, um jogador representa o xerife que precisa inspecionar o carregamento dos comerciantes que estão entrando na cidade. Primeiro cada comerciante (em sentido horário) pode descartar até 5 cartas de sua mão e comprar a mesma quantia de cartas do topo de um das pilhas de descarte e/ou do monte de suprimentos (sempre tem que se ter 6 cartas na mão). Em seguida, após todos fazerem essa troca, cada um separa quantas cartas quer utilizar em seu carregamento e as coloca em uma bolsa designada para aquele jogador.

Sheriff of Nottingham 02Após todos separarem, é hora da inspeção: cada um declara o que está carregando – sempre precisa falar a quantia exata de cartas, mas deve declarar apenas um produto e tem que ser um dos legais. Por exemplo: um jogador separa 4 cartas para seu carregamento, sendo 2 galinhas, um barril de vinho e uma seda; mas na hora de declarar, diz que está levando 4 galinhas, já que não pode falar dos produtos ilegais. Por último, depois de todos declararem, o xerife pode deixar o comerciante passar com seu carregamento, acreditando no que diz, ou pode desconfiar e pedir para inspecionar o carregamento. Caso isso aconteça, há duas opções: tanto o comerciante quanto o xerife podem propor um suborno para que o carregamento seja ignorado e não seja vistoriado, ou o xerife ignora tal proposta e inspeciona.

Sheriff of Nottingham 04Quando o xerife inspeciona um carregamento, caso o que foi declarado realmente esteja ali em sua totalidade (por exemplo, se declarou 4 galinhas, e tiver todas as 4 galinhas), o xerife deve pagar uma espécie de indenização por ter embaraçado uma pessoa honesta. Mas caso o comerciante mentiu sobre o que carrega, e tenha outros produtos, ele mantem os que declarou mas os produtos não declarados são confiscados e o comerciante que tem que pagar uma multa por cada produto não declarado (exemplificando: declarou 4 galinhas mas eram na verdade 2 galinhas, um barril de vinho e uma seda; as galinhas ele mantém mas o barril de vinho e a seda são confiscados e ele precisa pagar a multa dessas duas cartas). Após todos serem inspecionados, os comerciantes colocam em suas respectivas barracas a mercadoria que trouxe e foi liberada nesta rodada.

Sheriff of Nottingham 05Os produtos legais ficam revelados mas os ilegais ficam com suas faces voltadas para baixo. Assim, as pessoas sabem a hora que cada um traz produtos ilegais e com isso podem ter uma ideia de quando e quanto os outros estão mentindo sobre o que carregam. O jogo termina assim que cada participante faz o papel de xerife duas vezes. Depois disso, todos os produtos ilegais são revelados e contabiliza-se os lucros de cada jogador. Além do valor de cada mercadoria separada, há também valor bônus para quem obteve a maior quantia de cada um dos produtos legais. O jogador que tem mais maçãs em sua barraca lucra 20 pontos a mais. Assim, quem lucrou mais no final é o vencedor.

Mecanicamente o jogo é simples e fácil, o que é um ponto positivo pois facilita ensinar novos jogadores e agiliza o processo. A parte realmente difícil e divertida é aprender a blefar e conseguir passar com produtos ilegais, saber subornar, conseguir enganar os outros para que pensem que está mentindo mas estar falando a verdade.

A arte é bem feita, bonita e visualmente agrada. A mecânica é muito boa e flui muito bem, sendo que foi baseado em um jogo mais antigo (jogo da fronteira –  onde os jogadores tinham que passar pela fronteira do México com produtos) mas com mais fatores e elementos que o tornam muito divertido.

Então preparem-se para blefar o melhor possível neste engraçado jogo de mentiras e subornos. Juntem seus amigos e se divirtam!

Nerd Review -Nota

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On