Top 10 Aberturas de Séries

 

O que faz uma abertura de série realmente memorável? A música? A parte visual? Ela dar uma introdução ao tema da série? Tudo isso se mistura nas melhores aberturas, vejamos a minha seleção das 10 melhores de todos os tempos.

 

10 – CSI

 

 

A abertura de CSI é a mais tradicional da lista. Por tradicional digo esse estilo de abertura em que passam cenas dos episódios da série. Mas então porque está aqui? Porque a música do The Woo…. Uau! Essa é uma das melhores escolhas de músicas da história das séries e as montagens feitas na abertura combinam perfeitamente com o andamento da melodia, além de apresentarem muito bem as personagens.

 

9 – Monk (2ª abertura)

 

 

O critério da escolha de Monk é exatamente a mesma da de CSI. Abertura convencional, boa apresentação da personagem principal e uma música sensacional. O tema instrumental da primeira temporada era excelente, mas a canção It’s jungle out there do mito Randy Newman é simplesmente sensacional!

 

8 – A Grande Família (1ª abertura)

 

A única série brasileira da lista, a abertura da primeira temporada da Grande Família é um achado. Uma montagem de um álbum de família que começa desde o casamento de Lineu e Nenem e vai até os dias atuais, situando muito bem o público e já apresentando as personagens. O belo samba de Tom e Dito cantado por Dudu Nobre ajuda muito o público a começar o episódio já sabendo o que esperar. Uma pena que as aberturas posteriores não fazem jus a esta. Mas a abertura da versão original da série é bem interessante, com uma animação e a canção cantada pelos próprios compositores, vale dar uma olhada.

 

 

7 – Friends

 

Friends de certa forma também tem uma abertura tradicional, mostrando cenas da série para apresentar as personagens, mas toda a parte externa com os atores dançando no chafariz e sentando no sofá fazem dessa a mais icônica abertura de uma sitcom em todos os tempos.

 

6 – Os Simpsons

Preciso falar algumas coisas antes de mostrar essa. A abertura dos Simpsons é muito icônica por estar no ar há mais de 20 anos e nunca ser igual. O começo todo é sempre igual, mas o final, a parte do sofá, muda a cada episódio. No entanto, a própria abertura em si passou por mudanças. Temos a abertura da primeira temporada, que trazia uma cena da Lisa voltando para casa de bicicleta e uma do Bart roubando a placa do ponto de ônibus que desapareceram posteriormente, fora a animação das personagens que era mais primitiva.

 

 

Após esta temos a abertura que chamamos de “clássica” e a nova, que surgiu quando a série passou a ser exibida em HD. Entre essas duas há várias diferenças que podem ser vistas neste vídeo abaixo.

 

 

Por fim, fiquem com o encerramento de abertura mais polêmico que os Simpsons já fizeram. É para refletir muito!

 

 

5 – Game of Thrones

 

 

Game of Thrones é a primeira de 3 séries da HBO a aparecer aqui. Além de fazer algumas das mais inesquecíveis séries da TV a HBO faz algumas aberturas sensacionais. O mapa de Westeros crescendo como um livro pop-up, mostrando a cada temporada as partes onde a história se passará.

 

4 – A Sete Palmos

 

 

Talvez a melhor série da HBO, A Sete Palmos trata da morte e suas consequências (tema bem caro a Alan Ball, criador da série) e sua abertura é uma perfeita apresentação do tema. Tudo, desde a trilha até as imagens da funerária, passando pelo tom opaco da fotografia, serve para colocar o espectador no clima da história. Uma verdadeira aula de como fazer uma abertura de série.

 

3 – Dexter

 

Ai ai Dexter, como uma série pode passar de candidata a melhor da TV (até a 4 ª temporada) para piada se, graça? Bom, se tem algo que nunca caiu de qualidade (mesmo porque nunca mudou) é a sensacional abertura da série. Outra lição de introduzir o assunto da série já na abertura, a rotina de Dexter pela manhã é mostrada de maneira a “rimar” com o tema da série, a personagem cortando uma grape fruit, limpando os dentes com o fio dental, tudo remete aos assassinatos que ele comete. Brilhante.

 

2 – Arquivo X

 

 

Arquivo X tem uma abertura toda focada na música. O tema assustador, assoviado, dá uma impressão fortíssima de que algo estranho está no ar e junto com a abertura cheia de imagens estranhas passa o estranhamento e o mistério necessário para o espectador querer muito ver a série. Caramba, essa abertura me dá arrepios até hoje! E nos episódios mais importantes da série o escrito no final da abertura (A VERDADE ESTÁ LÁ FORA) mudava, mostrando ao espectador que aquele episódio era especial!

 

1 – True blood

 

True Blood não chega nem perto de ser uma grande série. Na verdade é provavelmente a pior que a HBO já fez. Teve 2 excelentes e interessantes temporadas iniciais mas depois desandou de vez, mas a abertura… Que absurdo! A bem da verdade a série em si nunca foi tão boa quanto a abertura… Criação de Alan Ball (o mesmo de A Sete Palmos) a série é sobre vampiros que convivem com humanos, em uma análise mais profunda o tema é o mesmo de A Sete Palmos, pois enquanto naquela os vivos conviviam com os mortos numa funerária, nessa eles convivem com os mortos que são os vampiros. Outra série com o tema da morte (pelo visto fixação de seu criador). Como a abertura pode apresentar esse tema melhor do que em A Sete Palmos? Unindo imagens chocantes, que mostram a morte e a decomposição, o tempo passando e corroendo as coisas aliada a uma música sensacional! Assistam essa abertura e me digam se não é a melhor que já viram!

 

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On