Twin Pumpkin – o “Blurryface” nacional

A muito tempo se vem dizendo que o rock está nas últimas, está na UTI, e que nunca mais iria conseguir chegar perto dos seus tempos áureos. Fato que vivemos em outras momentos e existem estilos que fazem mais sucesso ultimamente, mas o velho e bom rock ainda tem muito espaço para criar coisas incríveis, basta apenas, ter paciência e, um pouquinho de sorte.

Em meio a mais uma rotineira garimpada nas “descobertas” do Spotify, me deparei com uma música muito, mas muito interessante. Ela era um rock pesado, com vocais marcantes, mas com um feeling longe de algo industrializado e sem alma. Foi assim que descobri o projeto Twin Pumpkin, e para aumentar ainda mais minha alegria, a “banda” é brasileira, do interior de São Paulo!

Twin-Pumpkin-clipe

Israel “Izzy” Castro, idealizador da Twin Pumpkin.

A música em questão era a incrível “The Phoenix” do ep Spook like Halloween, gravada inteiramente sozinha pelo Israel “Izzy”Castro, o idealizador e atual vocalista da banda, e lançada no ano de 2016. O ep teve anos de trabalho árduo do músico, que disse em entrevista ter gravado e regravado mais de 5 vezes. Mas todo este trabalho valeu a pena, nos trazendo algo oito faixas muito distintas uma das outras, um som experimental com musicalidades únicas, misturando rockabilly, punk e hardcore. 

 Izzy usa sua voz muito bem, variando de um vocal limpo e melódico para algo potente e gritado, bem parecido com um screamo, o que dá uma abertura para muita inventividade nas músicas.

As letras falam de temas variados, mas como disse em algumas entrevistas, Izzy estava passando por momentos conturbados, e aproveitou isso para descarregar tudo em suas composições. Podemos ver muitas transições de coisas mais lentas e sentimentais à algo mais violento. O próprio vocalista diz que “Twin Pumpkin” é como se fosse um personagem, uma alcunha personalizada que o tirou de todo limbo sentimental e psicológico que vivia, quase como a representação do “Blurryface” para o Twenty One Pilots. 

Ultimamente o Twin Pumpkin só conta com Spook Like Halloween, mas antes do ep, Izzy já fazia umas versões covers, então podemos conferir mais esse trabalho. A banda também lançou recentemente o clipe da sua faixa “Hello, my name is Twin Pumpkin”

Izzy (e agora seus parceiros de Taubaté) são o exemplo de que temos muitas possibilidades em fazer coisas muito boas e experimentais aqui no Brasil, fugindo do óbvio e padrão. A cena underground vive e com força, viva!

Nerd: Leandro

Padawan de jornalista, 25 primaveras e acredita que todas as Tekpix são na verdade Decepticons à espera de uma ordem da Skynet para acabar conosco!

Share This Post On