Uma Aventura Lego 2 melhora o que já era bom no primeiro filme

Uma Aventura Lego foi uma das maiores surpresas do cinema no ano de 2014: sucesso de público e crítica, o filme ousou em lançar uma animação baseada em uma linha de brinquedos, com o foco no universo dos super-heróis e agradar adultos e crianças.

Lego4E como Hollywood trabalha com sucesso e franquias, não era difícil adivinhar que este universo seria explorado: em 2017 estreou Lego Batman, animação também bem-sucedida e agora, em 2019, chega a continuação do sucesso de 2014: Uma Aventura Lego 2.

O filme usa dos mesmos elementos do primeiro filme como o excelente apuro visual, ótima ação, humor hilário e, claro, muitas referências, com a diferença que, agora 5 anos depois a DC/Warner está completamente diferente: está com seu universo compartilhado, colhendo sucessos e fracassos.

Há piadas sobre isso, obviamente, mas o filme não se limitou apenas a se autoparodiar, mas em cutucar a própria rival, Marvel, além das inúmeras referências cinematográficas: há referência a 2001 – Uma Odisseia no Espaço, De Volta Para o Futuro, O Mágico de Oz (essa é “piscou, perdeu”), Clube da Luta, entre muitos outros.Lego3

Logo na cena de abertura, há uma eletrizante cena de ação, claramente inspirada em Mad Max – Estrada da Fúria e depois somos transportados para a história de fato: os amigos de Emmet (voz de Chris Pratt na versão original) são sequestrados pela General Mayhem a serviço da Watevra, rainha do sistema Maná e que planeja o “armamageddon” para, assim, destruir o universo. Para isso, ela usa truques de manipulação e de cativar a todos, inclusive ao próprio Batman.

Lego5Todos se rendem, exceto Lucy, que vai lutar contra o sistema. Paralelamente a isso, Emmet também parte em busca aos seus amigos e conta com a ajuda do Rex Dangervest (também voz de Chris Pratt), um irresistível viajante do espaço que logo cria uma química com o protagonista.

Assim como no primeiro filme, Uma Aventura Lego 2 é a simetria perfeita entre humor delicioso, cenas de ação de tirar o fôlego, personagens cativantes e diversas referências.

Os menores vão gostar do visual e da ação, já os maiores também vão curtir as referências e metalinguagem, mas engana-se quem acha que Uma Aventura Lego 2 seja pautado apenas no fator diversão: o filme tem metáforas para manipulação da mídia e do Estado, sobre amizade e coragem, já que o nosso protagonista é hostilizado pelos colegas e precisa se provar.Lego1

Mas há um elemento distinto em Uma Aventura Lego 2 em relação ao primeiro filme: as metáforas e alegorias com o mundo real, o nosso mundo, fazendo analogias com os brinquedos (mas focado em Lego) e a relação com pais e crianças. E o resultado ficou incrível (alguém se lembrou de Toy Story?)

Quem for assistir ao filme nos cinemas, recomenda-se não ler sinopses muito complexas, pois há um plot twist no terceiro ato e que faz muito sentido.

Lego2Ou quem não quiser saber de nada e ser surpreendido, a experiência será mais bem-sucedida.

A dublagem de Uma Aventura Lego 2 é primorosa e as adaptações para a língua portuguesa são excelentes, mas quem assistir no idioma original, vai encontrar as vozes de Chris Pratt, Elizabeth Banks, Will Arnett, Alison Brie entre muitos outros.

Vale a pena ver nas duas formas.

Em um ano recheado de blockbusters e filmes de super-heróis, Uma Aventura Lego 2 mostra a força do gênero e a força do estúdio nas animações. Já seria um aperitivo do que está por vir em 2019?
5 Vidas

 

 

Nerd: Raphael Brito

Share This Post On